quinta-feira, 24 de novembro de 2016

FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS CONGELADAS SÃO SAUDÁVEIS?

Frutas, legumes e verduras congelados são saudáveis? 
Geralmente Frutas e verduras encontradas no mercado são colhidas antes de chegar ao ponto de maturação. Isso significa que ao fazer a colheita elas não ficaram totalmente maduras, os agricultores evitam danos durante o transporte até os pontos de comercialização. E continuam perdendo nutrientes durante todo o tempo que passam na prateleira do supermercado, ou seja, até o momento de serem consumidos.
Se por um lado há um ganho na conservação dos alimentos, por outro eles não alcançam seu nível nutricional máximo pois são colhidos precocemente. É comum ouvir de alguns consumidores de falar que os alimentos congelados sofrem uma perda de qualidade e menor nível nutricional. A verdade é que não existem razões para que uma cenoura congelada seja menos nutritiva que uma fresca. Se as verduras e legumes passarem pelo processo seguindo os procedimentos recomendados pelas autoridades de vigilância alimentícia, também poderão conservar o sabor e a textura. Mas algo é real: qualquer processamento de alimento sempre faz com que ele sofra alguma alteração já que frutas legumes e verduras são alimentos vivos.
     O congelamento, por exemplo, pode levar à perda de algumas das qualidades organolépticas  como (cheiro, textura, sabor e cor). Mais as perdas serão mínimas se o processo for realizado de forma adequada. O que se recomenda é que as pessoas consumam alimentos frescos produzidos na região em que vivem sempre que possível. Se o acesso a produtos frescos – e maduros – colhidos localmente não é possível, é aí que os congelados surgem como uma boa alternativa.  
     Então, surge a técnica do Ultracongelamento - As frutas, verduras e legumes que serão congelados geralmente são colhidos em seu ponto certo de maturação. E passam pelo processo de forma quase imediata.

Antes são mergulhados rapidamente em água fervendo, que seja congelados o mais rapidamente possível a temperaturas que alcançam os 40 graus negativos, o que leva a uma maior conservação de sabor, textura, cor e cheiro. Com essa técnica, os micro-organismos potencialmente nocivos são mortos e a vida útil do alimento aumenta segundo especialistas. Além disso, continua com 100% de seu conteúdo nutricional.