sábado, 14 de maio de 2016

Nematóide (Popular murchadeira)


Nome Popular: Nematóide
Nome Científico: Meloidogyne spPratylenchus spRadopholus similisAphelenchoides sp
Partes Afetadas: Folhas, flores, caule, raízes, tubérculos e bulbos
Sintomas: Tamanho reduzido de órgãos vegetais, necrose de folhas, raízes e flores, bulbos e tubérculos mal formados. 
Os nematóides que parasitam plantas são encontrados nas raízes e no solo. Os danos causados pelos nematóides são principalmente: redução no desenvolvimento das plantas que ficam com todos os órgão com tamanho reduzido, necrose nas folhas e raízes, tubérculos e bulbos mal formados, coloração anormal em folhas e flores

Os nematóides parasitas de plantas mais comuns são: Meloidogyne spPratylenchus spRadopholus similis e Aphelenchoides sp                                       
Os nematóides não têm grande mobilidade, movimentando-se alguns poucos metros durante seu ciclo de vida. As formas mais comuns de disseminação a longas distâncias são: erosão de solos pela água da chuva, comercialização de substrato ou vegetais contaminados, descarte de substratos contaminados. O controle preventivo certamente é o mais eficaz e econômico contra esta praga. O uso de substrato livre de nematóides, bem como aquisição de plantas sadias, destruição de restos de plantas infectadas. Em áreas maiores como jardins, podem-se cultivar plantas antagônicas aos nematóides como Crotalárias, que tem potencial uso ornamental e/ou Cravo de Defunto Tagetes sp, que além de serem lindas ornamentais, liberam substâncias nematicidas nos substratos. Ainda, a falta de umidade interrompe o ciclo da praga, de forma que secar ao sol o substrato é uma eficaz medida de controle.  

Inseticida de Cravo de Defunto   
 Ingredientes: 100 gramas de ramos e folhas, 100 ml de acetona, 2 litros de álcool.  Modo de preparar: picar bem miudinho os ramos e folhas e juntar a acetona. Deixar repousar por 24 horas. Depois juntar essa porção a 2 litro de álcool.  Modo de usar: para cada litro desta solução usar 10 litros de água e pulverizar sobre o solo. 
Outro modo: plantar o cravo de defunto em forma de bordadura ao redor da horta. Esta prática reduz em 90% a infestação de nematóides.  Para prevenir nematóides: faça sempre rotação de culturas, intercalando com a Crotalária ou Cravo de Defunto. Os nematóide são sensíveis a uma série de fungos e bactérias, então uma terra bem adubada de maneira orgânica com o uso de húmus de minhoca, composto orgânico e cobertura de palhada criam o ambiente perfeito para estes fungos e bactérias façam o controle dos nematóides. Uma terra onde é usado herbicidas como (Rondap ou mata-mato), e a adubação é feita de maneira química (NPK ou uréia), e é praticado a monocultura, os nematóides desenvolvem tranquilamente.
                                                                    
Fontes de pesquisa: O livro “Alternativas Ecológicas para Prevenção e Controle de Pragas e Doenças” de Inês Burg e Paulo Mayer. Fonte da foto e parte do texto

terça-feira, 10 de maio de 2016

O INVERNO DE 2016 PROMETE, DENTRO DA EXPERIÊNCIA ADIQUERIDA PELO PROJETO GERA UMA GRANDE EXPECTATIVAS QUE TEREMOS BASTANTES VHUVAS;





O inverno promete, dentro de minhas expectativas teremos bastantes chuvas
 por meio da Natureza e outras observações, esses são os sinais exemplo; as chuvas de verão vieram constante e não deram continuidade... O umbuzeiro permanece com as folhas intacta e o Juá seguraram sua produção.
Pergunta -- Como surgiu a previsão tempo?   
(As primeiras pistas foram);   
Temperaturas; quando a evaporação é causada pelo calor do sol e empurrado pelo vento. 
Umidade relativa do ar; 
 Vento como a direção e a velocidade 
 A pressão atmosférica (uma baixa pressão atmosférica é indício de que uma tempestade está por vir). 
Visão do espaço. 
São Várias observações e Fórmula matemáticas.

Bom! 
Ai vem a previsão popular, são as observações  da natureza, ou seja, do comportamento dos animais e plantas e dos astros tomando como referência. assim fazendo uma boa leitura, essa reflexão e descrição, percebemos assim a provável mudança de tempo das estações do ano, isso serve como uma necessidade para a sociedade se organizar, precisamos chamar a atenção para esses fatores.    
SERÁ QUE FUNCIONA?

FORMAS INUSITADAS DE ADIVINHAR O CLIMA    
A leitura da linguagem e observatório das nuvens  do comportamento dos animais e plantas como florações, disposições e fecundidades dos formigueiros, canto temporal das aves, interpretação da posição dos astros são os caminhos de previsões de tempo

De olho na lua -  a estação será chuvosa quando a primeira lua cheia de janeiro sair vermelha por detrás de uma barra de nuvens.
Observando os animais - Em 2004, nenhuma tecnologia evitou as 226 mil mortes causadas pelo tsunami na Ásia. Seis tribos, porém, escaparam após perceber mudanças no canto de pássaros e na conduta de animais marinhos.
Orelhas de burro - O filósofo grego Teofrasto tinha ideias um tanto esquisitas. No Livro dos Sinais, ele escreveu sobre maneiras de prever a chuva. Dizia ele que, quando um burro abanava as orelhas, era sinal de tempestade.