quarta-feira, 15 de abril de 2015

Expectativas pela produção de alimentos e aprendizados animam agricultores/as durante curso do GAPA

                                                                                                                             Por Daiane Almeida
“Dá. Tudo dá certo. Eu ainda não tenho a cisterna, mas já tenho muita coisa plantada”, foi nesse clima de animação que Dona Maria Júlia Bispo e outras agricultoras e agricultores participaram nos dias 10,11 e 12 de dezembro do curso de Gestão da Água para Produção de Alimentos, do Programa Uma Terra e Duas Águas, executado pela APAEB no município de Serrinha.

Com a expectativa de construir novos conhecimentos, eles/as estavam atentos a cada informação trazida por Abelmanto Carneiro, agricultor familiar e monitor da atividade. Os tipos de solo e suas características; o uso da água para criação de animais e no cultivo de hortaliças; as tecnologias de armazenamento de água; a cultura do estoque de alimentos, esses e outros temas provocaram  debates durante os três dias de curso.


Abelmanto Carneiro, monitor e agricultor familiar
Abelmanto também chamou atenção para a necessidade de se perceber que uma propriedade é um sistema integrado e que pode estar em harmonia. “Se você cultiva a hortaliça e cerca ao redor, você pode criar a galinha. Da horta você se alimenta e alimenta a ave também. Da ave você consome e vende os ovos e ainda tira a renda. Se eu tenho cabras e preciso produzir a ração e não tenho milho e nem posso comprar, eu uso o farelo de palma, que pode ser desidratada na área da calçada da cisterna”, explica Abel, que interage e responde aos questionamentos.



Dona Maria Júlia
Dona Maria Júlia traz em meio à discussão que de tudo ela tem pouco, mas que a esperança é aumentar a produção depois da conquista da cisterna-calçadão. “Depois que eu tiver água na minha cisterna quero ampliar ainda mais. Já criei muita galinha, e de tudo tenho um pouco: alface, coentro, cebolinha, pimentão, manga, laranja, cajueiro, goiabeira, mamão e hortelã. Vendo na feira de sábado e ganho meu dinheirinho extra. Minha família é muito grande. Eu ajudo eles também. Nem eu, nem meus filhos compramos hortaliças e verduras. É sem veneno e econômico”, ressalta Dona Maria Júlia, sobre a produção de alimentos naturais direto do quintal de casa.

Quem já tem uma tecnologia funcionando sabe o quanto pode ser útil para melhorar a produção e qualidade de vida da família. Jucicleide Ramos Santos é líder da Associação na Comunidade Barra do Vento e conquistou a cisterna de produção em 2012. Ela acompanhou os vizinhos da comunidade durante o curso, e contou como a qualidade de vida da sua família melhorou.

Jucicleide Ramos
 “Tenho minha produção de horta, criação de galinhas e frutas para o consumo da minha família. Minha vida mudou muito. Eu pegava água no tanque do vizinho e era briga por que ele achava que a gente tava acabando a água dele. Na minha comunidade não tinha associação. Minha mãe era sócia na comunidade vizinha. Aí eu me animei e fundamos em 2007 a associação da nossa comunidade. Fizemos rodas de conversas com os moradores. A partir daí começamos a lutar pelos projetos e hoje quase toda a comunidade tem acesso as tecnologias de água. Dessa vez serão mais oito cisternas construídas”, conta a presidente da associação Jucicleide Ramos.

Participaram da atividade 34 agricultores e agricultoras das comunidades Vertente, Maravilha, Canto, Cruzeiro da Paz, Barra do Vento e Salgado.

terça-feira, 14 de abril de 2015


Controle Natural de Praga (Parte


Inimigo Natural – joaninha

1.    Receitas para obtenção de inseticidas naturais de origem Vegetal
1) AGAVE – Piteira ou Sisal (Agave sisalana)
Indicação: saúvas (Atta spp.) e quenquém (Acromyrmex sp.).
Moer 5 folhas médias de agave e deixar de molho por 2 dias em 5 litros (L) de água. Aplicar 2 L desta solução no olheiro principal do formigueiro e tapar os demais para que as formigas não fujam. Folhas desta planta podem ser obtidas em lojas de plantas ornamentais.
Cuidados: Evitar contacto com a pele, pois pode causar alergia.


Saúva
2) ALHO (Allium sativum)
Receita 1
Indicação: repelente de insetos, bactérias, fungos, nematóides, inibidor de digestão de insetos e repelente de carrapatos.
– 3 cabeças de alho;
– 1 colher grande de sabão de coco picado;
– 2 colheres de sopa de parafina líquida.
Amassar as cabeças de alho misturando em parafina líquida. Diluir este preparado em 10 litros de água com o sabão. Pulverizar logo em seguida.
Receitas 2 e 3
Indicação: tripes, pulgões, mosca doméstica (Musca domestica), lagarta do cartucho do milho (Spodoptera frugiperda), mosca dos chifres (Haematobia irritans), mosquito (Aedes aegypti), míldio (Peronospora spp.), brusone (Pyricularia sp.), podridão do colmo e da espiga (Erwinia carotovora var. zeae), mancha de Alternaria, mancha de Helminthosporium, podridão negra (Xanthomonas campestris), ferrugem (Puccinia sp.).
Receita 2
– l00g de alho;
– 0,5 L de água;
– l0g de sabão de coco;
– 2 colheres (café) de óleo mineral.
Os dentes de alho devem ser finamente moídos e deixados em repouso por 24 horas em 2 colheres de óleo mineral. À parte, dissolver 10 gramas de sabão em 0,5 L de água. Misturar então todos os ingredientes e filtrar. Antes de usar o preparado, diluir o mesmo em 10 litros de água, podendo, no entanto, ser utilizado em outras concentrações de acordo com a situação.
Receita 3
Dissolver um pedaço de sabão de coco do tamanho de um polegar (50g) em 4L de água quente. Juntar 2 cabeças de alho finamente picadas e 4 colheres pequenas de pimenta vermelha picada. Coar com pano fino e aplicar.

Lagarta cartucho
3) ANGICO (Anadenanthera colubrina)
Indicação: formigas (Atta spp.)
Juntar 1 kg de folhas de angico em 10 L de água e deixar de molho por 8 dias. Aplicar 1 L desta solução para cada metro quadrado de área do formigueiro.

4) ARRUDA (Ruta graveolens)
Indicação: pulgões, cochonilhas sem carapaça (Coccus viridis, C. hesperidium, Saissetia coffeae), cochonilha branca e de placa, alguns ácaros.
– 6 ramos de 30 centímetros de comprimento, com folhas; – 1 litro de água; – 19 litros de espalhante adesivo de sabão de coco. Para preparação do espalhante adesivo, dissolver 1 kg de sabão de coco em 5 L de água quente; em seguida, diluir esta solução em 100 L de água. Triturar os ramos e folhas de arruda no liqüidificador com um litro de água.
Coar em pano fino e completar com 19 litros de solução de espalhante adesivo com sabão de coco.
Princípio ativo: rutina.
Cuidados: A planta causa irritação à pele e não pode ser ingerida.

Cochonilha
5) ARTEMÍSIA (Artemisia verlotorum)
Indicação: nematóide (Meloidogyne incognita)
Misturar com água, a parte aérea da planta, seca ao ar, na proporção de 1:10, isto é, uma parte da planta seca para 10 partes de água. A aplicação deve ser feita no solo.

6) BARDANA (Arctium lappa)
Indicação: nematóide (M. incognita)
Misturar com água, a parte aérea da planta, seca ao ar, na proporção de 1:10, isto é, uma parte da planta seca para 10 partes de água. A aplicação deve ser feita no solo.

7) CATINGA DE MULATA (Tanacetum vulgare)
Indicação: nematóide (M. incognita)
Misturar com água, a parte aérea da planta, seca ao ar, na proporção de 1:10, isto é, uma parte da planta seca para 10 partes de água. A aplicação deve ser feita no solo.
8) CEBOLA (Allium cepa) ou CEBOLINHA VERDE (Allium fistolusum)
Indicação: pulgões, lagartas e vaquinhas (repelente), Tribolium castaneum (besouro dos grâos armazenados, farelos, rações, farinhas, frutos secos, chocolate), Alternaria tenuis, Aspergillus niger, Diplodia maydis, Fusarium oxysporum, Helminthosporium sp., e sarna da macieira (Venturia inaequalis).
Cortar 01 kg de cebola ou de cebolinha verde e misturar em 10L de água, deixando o preparado curtir durante 10 dias. No caso da cebolinha verde, deixar curtir por 7 dias. Para pulverizar as plantas, utilizar 1 litro do preparado para 3 litros de água.
Modo de ação: fungicida e repelente. Possui óleos essenciais, flavonóides, fitohormônios e vitaminas.

Vaquinha
9) CHUCHU (Sechium edule)
Indicação: atrativo para lesmas e caracóis, funcionando como armadilha, possibilitando o posterior controle.
– chuchu;
– sal.
Colocar dentro de latas rasas, como as de azeite cortadas ao meio, pedaços de chuchu, adicionando-se sal.
10) CINAMOMO (Melia azedarach)
Indicação: lagartas.
Triturar folhas secas (20 g de folhas secas para cada 100 ml de água), adicionar água, agitar e deixar em repouso por 48 horas. O uso dessa mistura resultou em até 80% de mortalidade da lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis).
11) CONFREI (Synphyntum officinali)
Receita 1
Indicação: pulgões e adubo foliar.
– 1 kg de confrei;
– água suficiente.
Triturar as folhas de confrei em liqüidificador com água suficiente para formar suco ou então deixar em infusão por 10 dias. Acrescentar 10 litros de água na mistura e pulverizar periodicamente as plantas.
Cuidados: perigoso se ingerido.
Receita 2
Indicação: nematóide (M. incognita)
Misturar com água, a parte aérea da planta, seca ao ar, na proporção de 1:10, isto é, uma parte da planta seca para 10 partes de água. A aplicação deve ser feita no solo.

12) CRAVO-DA-ÍNDIA (Symphytum officinale)
Indicação: gorgulho ou caruncho do feijão.
Foi constatada redução de 100% na postura e emergência de adultos de Callosobruchus maculatus (gorgulho do feijão) em grãos de caupi armazenado, após tratamento com pó de cravo-da-índia a 2,5%.
13) CRAVO-DE-DEFUNTO (Tagetes minuta e Tagetes erecta)
Receita 1
Indicação: pulgões, ácaros e algumas lagartas.
– 1 kg de folhas e talos de cravo-de-defunto;
– 10 L de água.
Misturar os ingredientes e levar ao fogo, deixando ferver por meia hora, ou deixar de molho os talos e folhas picados por dois dias. Coar e pulverizar o preparado sobre as plantas.
Receita 2
Indicação: repelente de insetos Musca domestica (mosca doméstica) e Plutella xylostella (traça- das-crucíferas) e de nematóides (M. arenaria, M. javanica, M. incognita).
– 200 g de folhas e talos de cravo-de-defunto;
– 1 litro de álcool;
Macerar o material vegetal, juntar a 1 litro de álcool e deixar em repouso por 12 horas. Diluir este preparado completando para 20 litros de água antes de pulverizar.
Forma de aplicação: aspersão ou pulverização do extrato sobre as folhas infestadas ou irrigação do solo para combater os nematóides.
Cuidados: tóxico se ingerido.

14) FUMO (Nicotiana tabacum)
Receita 1
Indicação: tripes, pulgões, ácaros, mosca-branca, minadoras de folhas, gorgulhos, lagarta-da-couve (Pieris brassicae), traça-dos-cereais (Sitotroga cerealella) e ferrugem do feijoeiro (Uromyces appendiculatus) e do trigo (Puccinia graminis). Possui também efeito herbicida e antialimentício.
– 250 g de fumo de corda;
– 30 g de sabão;
– 4 L de água.
Misturar estes ingredientes e ferver durante meia hora. Diluir um litro deste concentrado em 4 litros de água, acrescentar uma colher de cal hidratada para aumentar o efeito.
Cuidados: tóxico a mamíferos, cancerígeno. Não indicado para aplicação em casa de vegetação.
Receita 2
Indicação: pulgões, cochonilhas e grilos.
– 20 cm de fumo de corda;
– 0,5 litro de água.
Cortar o fumo e deixar de molho na água por 1 dia. No caso de ataque de pragas, misturar 3 a 5 colheres (de sopa) dessa mistura com 1 litro de água ou solução com espalhante adesivo e pulverizar o mais breve possível. Não guardar essa mistura por mais de 8 horas, pois sendo a nicotina volátil, o produto preparado perde o efeito. No caso de hortaliças e medicinais, aconselha-se respeitar um intervalo mínimo de 12 dias antes da colheita.
Receita 3
Indicação: vaquinhas, cochonilhas, lagartas e pulgões em plantas frutíferas e hortaliças.
– 100 g de fumo de corda;
– 0,5 litro de álcool;
– 0,5 litro de água;
– 100 g de sabão neutro.
Misturar o fumo em corda cortado em pedacinhos com o álcool e a água, deixando curtir por 15 dias. Decorrido esse tempo, dissolver o sabão em 10 litros de água e juntar com a mistura já curtida de fumo e álcool. Pulverizar nas plantas, nesta concentração, quando o ataque de pragas é intenso ou diluir em até 20 litros de água no caso de baixa infestação de pragas. No caso de hortaliças, respeitar um intervalo mínimo de 12 dias antes da colheita.
Receita 4
Indicação: pulgões e cochonilhas.
– 100 g de fumo de corda;
– 2 colheres de sopa de sabão de coco em pó;
– 4 L de água.
Ferver o fumo picado em 2 litros de água durante 5 minutos e deixar esfriar. Coar o preparado e misturar com sabão de coco ralado ou em pó. Acrescentar os outros 2 litros de água para obter o produto, que deverá ser pulverizado sobre as plantas atacadas. Caso seja insuficiente para o controle das pragas, aumentar a quantidade de fumo no extrato, mantendo a mesma quantidade de água.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Intercâmbio Interestadual - Aracaju ,


 Intercâmbio Interestadual do Projeto Uma Terra e Duas Aguas - P1+2,
No ultimo dia 19 de Novembro de 2014 que seguiu até o dia 20 o Intercâmbio Interestadual do Projeto Uma Terra e Duas Aguas - P1+2, financiado pela Fundação Banco do Brasil e implementado pelo Centro Dom José Brandão de Castro. Estão participaram 17 agricultores e agricultoras dos Assentamentos Eldorado dos Carajás, Emilia Maria, Santa Rita e da Comunidade Salinas. A visita campo foi realizada na propriedade do agricultor Abelmanto, no Sitio do Projeto Vida do Solo Fazenda Pau de Colher na Comunidade Mucambo,no município de Riachão do Jacuípe/BA.
A visita contou também com o acompanhamento da TV Subaé, afiliada da Rede Globo que busca registrar as experiências de estocagem de água e alimentos que vem sendo implementados no semiárido, apontando soluções viáveis para a crise hídrica pela qual passa o sudeste brasileiro. O agricultor Ezevi da Comunidade Salinas foi entrevistado pela esquipe de tv e falou da importância de conhecer outras experiências e dos avanços que a chegada da aguá trouxe para o semiárido.   
                                                                                                                                                                                                                                           (Fonte CDJBC)

domingo, 5 de abril de 2015

CRIATIVIDADE E TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS GARANTEM A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL NA BAHIA

                                                                                       Texto-Relatório completo actionaid 2013
Criatividade e tecnologias alternativas garantem a produção sustentável na Bahia Na comunidade Mucambo, a 16 km do município de Riachão do Jacuípe, no sertão da Bahia, o agricultor Abelmanto Carneiro de Oliveira usa de conhecimento e inovação para melhorar a qualidade de vida da família e tornar sua propriedade uma das mais produtivas, mesmo durante a estiagem do semiárido nordestino. Usando de observação, curiosidade e constante interesse em novos aprendizados, Abel, como é conhecido, incorporou muitas práticas agroecológicas que aprendeu com o MOC, organização parceira da ActionAid na região. “Sempre participei dos cursos, reuniões, visitas de intercâmbios de experiências promovidas pelo MOC, então hoje considero que minha propriedade é agroecológica”, conta ele. Por conta de suas experimentações, 
Abel tornou-se um exemplo na comunidade. A captação e uso racional e diversificado da água é o que mais chama a atenção numa região de clima semiárido. Abel implementou cisternas de placa que captam água de chuva para consumo familiar; um barreiro, espécie de pequeno lago que abastece os animais e a produção; e uma barragem subterrânea, técnica de fixação da água no solo, que torna a terra mais propensa ao cultivo. Aproveitando a área da barragem subterrânea, ele diversifica a plantação. Milho e feijão, por exemplo, podem ser plantados junto com manga, goiaba é plantada junto à cereja, amora, groselha, folha de louro, café e outras, que são características de outras regiões e estão tendo sua produtividade testada pelo agricultor. Já para a irrigação da horta da família, Abel desenvolveu um sistema a partir de materiais recicláveis, como canos de caneta, garrafa pet e mangueira, que borrifam a água para os canteiros de hortaliças.

Com esses métodos, a família de Abel atravessou os últimos dois anos e meio de severa estiagem sem problemas de abastecimento de água, ao contrário de outras famílias da região que não usam técnicas agroecológicas. No final de 2013, o estoque de água para consumo familiar era de aproximadamente 700 litros enquanto que o estoque para produção chegou a três milhões de litros. A família de Abel pôde ser solidária até fornecendo água para vizinhos em situação difícil. Uma das últimas tecnologias adotadas pela família foi o biodigestor, técnica que permite transformar o gás liberado pelo processo de fermentação das fezes de animais em gás utilizado na cozinha, o gás metano. Dessa forma, Abel proporciona a sua família uma energia reciclável e de muito baixo custo. “Sempre quis fazer isso, mas não sabia como. Depois de uma visita de intercâmbio à comunidade de Pesqueira, em Pernambuco, vi como era feito e tomei a iniciativa. O biodigestor tem um monte de utilidades. Além de produzir gás, ele é biofertilizante”, explica Abel.