segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ALÉM DA IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA, A CAATINGA APRESENTA UM POTENCIAL ECONÔMICO AINDA POUCO VALORIZADO


A caatinga é tida como o único bioma exclusivamente brasileiro. Sua biodiversidade de espécies vegetais e animais são, na maioria, exclusivas dessa área de 740 mil Km², que ocupa 11% do Território Nacional. Essa extensão abrange oito estados da região Nordeste e o Norte de Minas Gerais. É um bioma composto por uma enorme variedade de arbustos como angico, aroeira, umburana, juazeiro, catingueira e tantas outras espécies. Os cactos, presentes em toda a vegetação, são plantas geralmente pequenas e formadas de espinhos. Além das plantas, animais mamíferos a exemplo do tatu, preá, tamanduá, mocó e repteis como cobras, lagartos ou camaleões, mostram que vivem perfeitamente adaptados ao ambiente da caatinga. As espécies vegetais passam boa parte do ano hibernando ou adormecidas, uma das estrategia de convivencia assim é o plano da NATUREZA, quando adormece gasta menos energia e espera as chuvas que geralmente ocorre entre os meses de outubro a março, período em que ocorre a grande mudança na paisagem
Caatinga do Tupi-Guarani: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca, é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.     
Além da importância biológica, a caatinga apresenta um potencial econômico ainda pouco valorizado. Em termos forrageiros, apresenta espécies como o pau-ferro, a catingueira verdadeira, a catingueira rasteira, o incó, o mororó e o juazeiro que poderiam ser utilizadas como opção alimentar para caprinos, ovinos, bovinos e muares. Entre as de potencialidade frutífera, destacam-se o umbu, o araticum, o jatobá, o jabuticaba e o licuri e, entre as espécies medicinais, encontram-se a aroeira, a braúna, o quatro-patacas, o pinhão, o velame, o marmeleiro, o angico, o sabiá, o jericó, entre outras.

domingo, 11 de novembro de 2012

O projeto de Educação Ambiental VIDA do SOLO vai ate Sergipe,

 O projeto de Educação Ambiental VIDA do SOLO na pessoa de seu idealizador vai a Monte Alegre  e também  ao município de Porto da Folha Estado de Sergipe, a ideia era conhecer as experiências dos agricultores desta região e voltei muito feliz e por duas razões, uma de chegar e encontrar famílias aproveitando melhor os ricursos disponivel na propriedade transformando degetos bovinos e de ovinos para produzir biogás, a outra de saber que foi através de uma visita ao sitio demonstrativo do projeto VIDA do SOLO que despertou esta familia e teve a ideia de construir seu proprio sistema de produção de biogás um biodigestor, contente de meu dever cumprido pois realizei o sonho de uma das família do outro lado sim em Sergipe la estava  um sistema o biodigestor onde encotrava com algumas pendencias de funcionamento, e conseguimos deixar funcionando isso significa que a ideia do biodigestor já esta se tonando realidade é fruto do projeto de Educação ambiental Vida do Solo sendo experimentado lá no Estado de Sergipe  na comunidade Lagoa da Volta em Porto da Folha.

O projeto Vida do Solo na pessoa de seu idealizador fica muito feliz de saber que as tecnicas desenvolvida aqui sendo disseminada em outros lugares coisas simples que ajuda muito o povo do sertão do semiárido. Multiplicar conhecimento é um dos objetivos do projeto Vida do Solo a maior dádiva de generosidade de cooperação e solidariedade é o principal papel do projeto de Educação Ambiental e de um bom cidadão exercendo sua cidadania isso se faz com muito carinho.

sábado, 10 de novembro de 2012

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Os produtos da Agricultura Familiar a maior parte deles são Orgânico isso contribui muito para diminuir os desperdícios

O QUE NÓS PODEMOS FAZER PARA EVITAR OU DIMINUIR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS


• Evite a compra de mês. Melhor realizar as compras com mais frequência, porque despensa lotada, quase sempre, acumula produto fora da validade. O hábito comum durante a inflação deve ser deixado para trás. Além de evitar o excedente, a "compra de picadinho" possibilita o consumo de alimentos mais frescos.
• Os vegetais (frutas, legumes e verduras) são perecíveis e devem ser consumidos sem muita demora. Por isso, o consumidor não deve se envergonhar por comprar esses produtos por unidade, um hábito comum nos países europeus.
 • Ao buscar os alimentos orgânicos apenas em supermercados o consumidor fica mais suscetível a compra de outros itens por impulso. A compra de alimentos orgânicos por encomenda direta do agricultor ou em feiras facilita o planejamento e o controle das quantidades e da variedade a ser consumida. Essa sugestão também se aplica aos alimentos convencionais.
 • Sempre que possível aproveite as folhas, os talos, as cascas e sementes dos vegetais, sobretudo quando estes forem orgânicos. Estas partes podem ser refogadas e misturadas ao arroz ou entrar na composição de bolinhos fritos ou tortas assadas, por exemplo. A casca de ovo, por exemplo, é rica em cálcio e, depois de triturada, pode ser misturada à farinha de bolos ou pães. Já o vinho azedado, em vez de ir direto para o ralo, pode funcionar bem como vinagre nas saladas a sementes da abobora quanto sementes de melancia um estimulante natural.                                                                                                     Precisamos conhecer a importância da vida do solo para a Agricultura.